26 fevereiro 2012

O que é o Botafogo sem Medo?



A reunião inaugural no dia 14 de dezembro
em General Severiano

O movimento BOTAFOGO SEM MEDO é uma reunião de Botafoguenses independentes que comungam de algumas premissas inegociáveis: a abertura do clube e a independência do futebol e do social.

Embora nem todos saibam exatamente o que são esses conceitos, eles são bem simples. A abertura do clube e a independência do futebol e do social devem ser aplicados conjuntamente, pois na realidade são uma coisa só.

1) Abertura do clube:

Hoje o Botafogo tem aproximadamente 2 mil sócios aptos a votarem para presidente e menos de mil aptos a serem votados para o Conselho Deliberativo. Em 2011, houve sérias dificuldades para que tivéssemos duas chapas e, mesmo assim, tivemos acusações mútuas de fraudes nas listas de nomes das chapas. 

A nossa proposta é que o clube seja aberto com uma nova modalidade de sócio, o sócio-futebol. Voltada apenas para os que concentram o seu interesse no futebol, é uma forma de sócio que não recebe nenhum serviço gratuito. Paga uma mensalidade baixa para ter direitos políticos, o que consiste em votar e ser votado após decorrido certo prazo. E caso queria qualquer serviço do clube, pagará o valor compatível pelo tal serviço, seja ele pacote de ingressos, carnê de temporada, visita ao estádio, etc.

O sócio-proprietário continua com todos os seus direitos. Frequenta a sede, vota e é votado.

2) Independência do futebol e do social:

Mostramos que o conceito de abertura do clube se dá pelas diferentes modalidades de sócio: o sócio-futebol e o sócio-social. Isso só é possível se o futebol e o social forem independentes entre si. A nossa proposta inicial é que cada um tenha seu gestor, que responde diretamente ao presidente. Porém, suas receitas e sua relação com os associados será totalmente independente um do outro.

Por outro lado, o sócio-proprietário, além dos direitos políticos, pode usufruir de toda a estrutura da sede do clube. Por quê? Porque paga por esse serviço com a joia, a manutenção e seus dependentes. Todo o dinheiro arrecadado com esse sócio irá diretamente para a parte social do clube.

Desta forma, o futebol e o social são administrados de forma independente, com receitas próprias, com modalidades de sócio próprias, sem que haja conflitos de interesse. Ao contrário, este modelo engrandece a todos.

A forma de executar esta modificação no clube passa por alterações no Estatuto e por modelos de administração. Quanto a isso, temos que debater bastante ainda antes de chegarmos à proposta final. Já temos propostas para isso - algumas simplificadas, outras mais sofisticadas - e o debate com os Botafoguenses nos fará chegar ao modelo ideal para o nosso clube. 

Este modelo não pode ser e não será cópia do aplicado em nenhum outro clube, o que não significa que não daremos toda a atenção a casos de sucesso e insucesso em outras agremiações.

Por motivos diversos, o  BOTAFOGO infelizmente estagnou no tempo e viu seus rivais avançarem a passos largos. Não podemos nos permitir a mais tantos anos de inércia ou retrocesso, pois em algum momento o abismo pode ficar grande demais e causar danos irreversíveis ao clube.

João Saldanha dizia que "quem não é o maior, tem de ser o melhor". E só podemos ser o melhor com a nossa torcida junto. O Botafogo não pode ter medo dos seus torcedores. É hora de agirmos e transformarmos novamente esse clube no Botafogo do João sem Medo: um Botafogo grande, independente e vencedor. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code