21 janeiro 2014

Hungaro dá pistas sobre o time da Libertadores



Eduardo Hungaro no Bem, Amigos! (Alessandra Colturato / SporTV.com)


Nesta segunda-feira, 19/01/2014, Eduardo Húngaro, o Duda, e Oswaldo de Oliveira foram os convidados do Bem, Amigos!, do Sportv. O programa é pavoroso, há anos eu não assistia tanto tempo de uma edição. Mas dessa vez o fiz para ver o que Duda diria, já que não faço ideia do que ele pensa de futebol. 

Para amenizar o sofrimento, os molambos Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho estavam ausentes. Mas estavam Alberto Helena e Marco Antonio Rodrigues, que são constrangedores falando e devem estar lá por alguma cota para gagás, e o casal mais chato do Brasil Caio Ribeiro e Thiago Leifert. O único a fazer boas perguntas era Roger.

Além de rasgar muitos e muitos elogios a Oswaldo de Oliveira e falar um pouco de si, Duda fez comentários interessantes sobre o time:

"O craque do time é o camisa 5": essa frase de Duda causou surpresa e curiosidade aos presentes, no que explicou que gosta de um jogador inteligente à frente dos zagueiros. Entendo que tenha se referido a algo como o posicionamento de Pirlo, que joga recuado, pelo meio, protegido por dois volantes, armando o jogo lá de trás. 

Bollati: elogiou muito Bolatti, a quem considera inteligente e pretende usar como esse camisa 5 que descreveu. Sendo assim, deduz-se que Bolatti não apenas será titular como talvez seja peça chave no esquema do time.

Rodrigo da Praia: elogiou gratuitamente o amigo do presidente Rodrigo Souto, o que me leva a crer que será aproveitado e talvez até titular.

Jorge Wagner: mostrou-se confiante no bom rendimento físico de Jorge Wagner, apostando nele como meia mais avançado.

Esquema tático: admitiu que o time perdeu velocidade, e que sem jogadores rápidos na meia e no ataque precisa modificar o esquema de jogo. Sugeriu que jogará com três volantes.

Triangulações: deu muita ênfase às triangulações, o que demanda um time compacto, com jogadores próximos. Essa é a forma de jogar do Botafogo desde o meio de 2012, quando as saídas de Herrera e Maicosuel e o adiantamento de Elkeson para o ataque deixaram o meio de campo sem velocidade, o que foi se agravando gradualmente dessa época até hoje.

Treinamento: Diz que usa muito treinamento de campo reduzido visando essa triangulações, fazendo com que os jogadores consigam sair de situações de pressão em pouco espaço com toques curtos e rápidos. Complementa com os coletivos para que os jogadores tenham uma "visão ampla" do jogo, com bolas longas e viradas de jogo quando houver oportunidade.

Reforços: reconheceu a necessidade de reforços, e sabe da urgência da contratação de jogadores de velocidade, coisa que o elenco hoje não tem.


Em suma, Duda quer jogar com três volantes, considera um camisa 5 centralizado o mais importante do time, enxerga Bolatti nessa função, elogiou Rodrigo da Praia, confia bastante em Jorge Wagner.

Se o encantamento com Rodrigo da Praia chegar ao ponto dele ser titular, o time da estreia na Libertadores provavelmente será:

Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César; Bolatti, Gabriel e Rodrigo da Praia; Lodeiro e Jorge Wagner; Ferreira.

Dessa escalação vejo mais em aberto as posições de Gabriel e Rodrigo da Praia. Se Duda quiser dois volantes que joguem pelos lados indo ao ataque e voltando para dar mais jogo e dinamismo à equipe, pode ser que opte por Gabriel e Rodrigo da Praia. Mas se quiser volantes mais plantados, de menor mobilidade, então tem Airton e Marcelo Mattos. Ainda acredito que Gabriel venha a ser titular, restando então uma vaga de volante.

Com a confirmação de Zeballos no Olimpia, é pouco provável que venha alguém, e vamos com o que temos. O time base deve ser esse, com a dúvida no trio de volantes. O elenco não permite maiores surpresas.


No Globoesporte.com há reportagem e vídeo de Eduardo Hungaro no Bem, Amigos!


Atualização: No Lancenet de hoje, 21/01.2014, o time que treinou foi o seguinte:

Ilustração do esquema tático (Lancenet)

Surpreende-me apenas a presença de Marcelo Mattos, que considero o mais fraco dos quatro principais volantes do elenco do Botafogo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code