04 junho 2014

Lançamento da chapa "O Grande Salto" em General Severiano



Por Thiago Pinheiro

Um dos objetivos do Botafogo Sem Medo é abrir o debate político, mostrar o que acontece em General Severiano fora do campo para os torcedores. E, nessa linha, o debate com as forças políticas é fundamental. Com isso, estive neste sábado em General Severiano para o lançamento oficial do projeto para o Botafogo do grupo "O Grande Salto". Fui convidado por Marcelo Guimarães, ex-diretor de marketing do clube entre 2009 e 2013.

Crédito: fan page do "O Grande Salto"
O grupo "O Grande Salto" existe há alguns meses. Desde outubro do ano passado até a tarde cinzenta de sábado na sede do Botafogo, foram mais de vinte encontros buscando formatar as propostas para o grande salto de qualidade do clube.

O clima era de animação na varanda do bar de General Severiano. Estava claro que os membros do grupo haviam se preparado há muito para aquela tarde. Por mais que Marcelo Guimarães fosse o líder informal de todos eles, em todos os lados havia alguém sempre preocupado em explicar algum detalhe sobre o projeto ou curioso em perguntar sobre como o convidado via o Botafogo hoje e, principalmente, onde achava que o clube deveria estar.

E, é claro, se alguém saiu de casa no sábado à tarde para ouvir o que aqueles alvinegros tinham a dizer, não era apenas para participar do churrasco (pago). Mas, sim, e principalmente, por estarem insatisfeitos, de um modo ou de outro, com a atual gestão do Botafogo e os rumos do clube.
Varanda do bar de GS onde aconteceu o encontro
E se você não está contente, acredita, obrigatoriamente, que o clube deveria estar em outro patamar. Sendo assim, era consenso para aqueles que saboreavam uma carne ao som daquele grupo pavoroso de samba que termina de assassinar canções do rock que o Botafogo deveria estar melhor. E essa diferença do que somos e onde deveríamos estar, seria alcançada com o projeto. Ou melhor, com "O Grande Salto".

E foi daí que Marcelo Guimarães interrompeu o falatório e, ao microfone, começou o seu discurso. Agradeceu aos presentes ilustres (o candidato à Presidência, Vinicius Assumpção, do MCR estava presente) e chamou para formarem fileira ao seu lado alguns dos nomes que construíram o projeto, entre eles, membros de organizadas como o líder dos Loucos pelo Botafogo e o presidente da Fogoró e da ASTOB (Associação de Torcidas Organizadas do Botafogo).

Em uma coisa todos concordavam: muita coisa tem que mudar
Neste momento, éramos cerca de 70 pessoas a ouvir Marcelo Guimarães informar que "O Grande Salto decidiu apresentar-se para o pleito de novembro", "buscando unir todas as correntes [do clube]" e com "foco no baixo clero" - entendido aqui não como aqueles em busca do toma lá, dá cá. Mas, sim, dos tradicionalmente esquecidos pelos caciques de GS.

E veio o vídeo. Sim, ele tinha 25 minutos e vocês podem conferi-lo no link abaixo. Ele é grande, contém algumas fotos retiradas aqui do Blog do Botafogo Sem Medo, mas tenta abordar todos os pontos que eles consideram importantes para o crescimento do grupo.


O início vem com uma frase forte sobre a atual e antigas gestões que eram capazes de "promover avanços, mas falham em decolar".

A partir daí, uma série de propostas e ideias são apresentadas, sempre em palavras chaves sob o escudo do clube. Algumas chamaram a atenção:

  • Aprofundar o profissionalismo
  • Implantar uma filosofia do Botafogo (jeito de jogar próprio)
  • Customização do Engenhão
  • Mudança do nome do Engenhão para Estádio Nilton Santos (é um "compromisso inegociável")
  • Espaço para as torcidas organizadas no Engenhão.
  • Criação de uma sede social no Engenhão com piscina e quadras para atrair novos sócios.
  • Mostra Olímpica Brasileira (permanente): Legado de 2016
  • Criação do Sócio Proprietário Torcedor - todo sócio teria direito permanente ao ingresso (muitos aplausos)
  • Espaço Nilton Santos (mostra permanente)
  • "Espaço Beleza em General Severiano" (mais aplausos)
E sobre as dívidas:

  • Contratação de auditoria
  • Profissionalização do setor financeiro (com um gestor com experiência em reestruturação)
  • Fortalecimento da atuação institucional e jurídica com intercessão junto aos responsáveis por programas como o PROFORTE.
  • Atração de investidores internacionais usando a nossa marca e o Engenhão durante o ciclo olímpico.
Chamou muita atenção a ausência de um dos pontos mais caros ao Botafogo Sem Medo: a abertura do clube através do voto para o sócio-torcedor. Não foi falada em nenhum momento e, dada a quantidade de propostas exibidas no vídeo, não parece mesmo ser bandeira do grupo.

Uma sugestão que fica é a listagem das muitas propostas apresentadas em formato texto, onde elas poderão ser mais detalhadas.

Não sei qual será o destino do "O Grande Salto". Porém, mesmo que você não concorde com as propostas, só o fato de eles terem adiantado o debate político sobre a sucessão, já é algo digno de aplausos. 

Marcelo Guimarães dá depoimento de apoio ao grupo

Mas, pensando no futuro deles, o fato de o Marcelo Guimarães não se apresentar como candidato em nenhum momento - é o grupo que está se apresentando para o pleito - e, somado com a dificuldade de montagem de chapa em um processo com tantos postulantes; pode indicar uma brecha para uma futura composição. O diferencial é que "O Grande Salto" chegaria com nomes e propostas para conversar, não apenas com cargos.

O Botafogo só tem a ganhar com isso.

Facebook: https://www.facebook.com/GSRUMOA2015
Blog: http://grande-salto-botafogo.blogspot.com.br/

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code