11 janeiro 2014

Novo patrocínio do Botafogo: um acordo necessário?



O vice diretor de Marketing da TelexFree

Existe um termo que está sendo cada vez mais utilizado ao anunciar um novo acordo de patrocínio, a palavra Parceria. Em inglês costumam utilizar o termo endorsement (ver final do texto). A intenção ao utilizar tais palavras é demonstrar que não se trata apenas de um logo estampado em uma camisa, ou de um tênis utilizando o nome de um determinado jogador. Ao assinar tal contrato, as duas organizações estão demonstrando que acreditam uma na outra, que querem crescer juntas. É uma demonstração pública da confiança que uma nutre pela outra.

Um caso que demonstra bem essa questão é a do jogador da NBA Hakeem Olajuwon. Em 94 ao ser abordado por grandes empresas como Nike e Reebok para lançar um tênis com seu nome, Hakeem preferiu escolher outro caminho. Dizendo considerar abusivo o preço cobrado por essas companhias, decidiu lançar um modelo por uma empresa menos conhecida, com um preço que considerava justo.

Ao tomar essa decisão, Hakeem certamente levou em conta não apenas o ganho financeiro do presente, mas a imagem que gostaria de eternizar junto aos seus fãs.

Assinar com a empresa TelexFree significa exatamente isto, um apoio público ao modelo de negócios desta empresa. Modelo este que ninguém sabe ao certo qual é. Mesmo quando foram requisitados pela justiça para darem uma explicação sobre como funciona e de onde obtêm o lucro, eles conseguiram explicá-lo. Por esta razão, a empresa foi paralisada pela Justiça e teve os seus bens bloqueados.

E aí entra a pergunta inicial, o Botafogo precisava assinar esse contrato?

Os valores ventilados até o momento demonstram um acordo de mercado, são superiores aos do passado, mas a exposição do clube também será muito maior. Afinal, estamos na Libertadores, em um ano em que o mundo volta as atenções ao Brasil, sede da próxima Copa do Mundo. Será que esse valor será suficiente para bancar todo o desgaste sofrido pela imagem do clube ao se envolver com uma empresa com problemas na Justiça e com um modelo de negócios tão duvidoso?

Embora o Estatuto do Botafogo não preveja a homologação por parte do Conselho Deliberativo do clube na assinatura de tal acordo, acreditamos que, dada a gravidade do assunto e a exposição negativa causada, chegando até a gerar declarações em tom de preocupação por parte do presidente da Guaraviton, cabe ao Conselho Deliberativo discutir a assinatura do patrocínio, convocando os membros do Conselho Diretor para dar explicações, esclarecendo os termos contido no contrato e como se dará o pagamento, bem como quais foram os critérios comerciais e de marketing para a sua concretização.

Lembramos que a convocação é respaldada pelo parágrafo XIII, do Artigo 54 do Estatuto, que determina as atribuições do Conselho Deliberativo:
XIII. Requisitar dos Conselhos Diretor e Fiscal as informações e esclarecimentos necessários ao desempenho de suas atribuições, podendo convocar qualquer  dos seus membros para tal fim;
Endorsement:

an act of giving one's public approval or support to someone or something
Ato de aprovar publicamente alguém ou dar apoio a algo ou alguém

Conselho Diretor
É constituído pelo presidente do clube e todos os vices-presidentes

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