13 fevereiro 2014

As recentes movimentações políticas no Botafogo



Em 2009: Mauro Ney, Maurício Assumpção, Montenegro,
Mantuano e o ex-presidente do CD, Luiz Eduardo
Esta última semana foi agitada politicamente no Botafogo. Enquanto o clube anunciava reformulações em algumas vice-presidências, dois sócios lançavam a sua candidatura ao cargo de mandatário para as eleições de novembro.

Mudanças na Diretoria:

André Silva, ex-vice de futebol na primeira gestão do Maurício, vai para a vice-administrativa, no lugar de Daniel Pereira.

Chico Fonseca, vice-presidente de futebol, responde agora também pelo financeiro do clube com a saída de Carlos Calumby, que se ausentou por problemas de saúde.

O Movimento Carlito Rocha se movimenta

Ricardo Braga, do Movimento Carlito Rocha (MCR), assume a vice de patrimônio.

O MCR fez duas ações nesse período. Ricardo Braga assumiu como vice de patrimônio, cargo que ele já tinha exercido anteriormente na administração de Bebeto de Freitas.

Com isso, o MCR que foi oposição à primeira gestão de Maurício Assumpção (2009/2011), mas que o apoiou na segunda (2012/2014), finalmente integra a diretoria. O que nos leva à segunda notícia sobre o grupo.

O MCR já havia indicado o conselheiro Vinícius Assumpção (sem parentesco com Maurício) para ser o candidato do grupo, mas não havia ainda feito uma apresentação oficial. Nesta terça, o grupo apresentou uma carta do candidato aos sócios do clube em seu blog.

Mantuano lança candidatura

Quem também lançou a sua candidatura foi Mantuano, de acordo com a coluna "De Prima", do jornalista Marcelo Damato, do "Lance!":
Eleição Botafogo
O ex-presidente do Conselho Fiscal do Botafogo, José Carlos Mantuano definiu que será candidato à presidência do clube e diz possuir apoio de cinco ídolos botafoguenses: Zagallo, Jairzinho, PC Caju, Roberto Miranda e Amarildo. As principais propostas são a reformulação do programa de sócios e a construção do CT. 
Mantuano foi o candidato de oposição a Bebeto de Freitas em 2005 com as pessoas que viriam formar o grupo Mais Botafogo em 2009. Em 2008, ainda com esse grupo, aproveitou a confusão política ocorrida com a chapa Maurício Assumpção/Marcos Portella (MCR) e tornou-se o vice da chapa, sendo eleito.

O seu grupo rompeu com a gestão Maurício ainda em 2009, criando o Mais Botafogo e tendo se distanciado do Mantuano. Desde então são liderados pelo benemérito Carlos Eduardo (ex-vice-geral de Montenegro entre 1994 e 1996). 

O grupo de sustentação de Mantuano são alguns beneméritos e grandes beneméritos.

Lançamento de livro de ex-diretor pode ser lançamento de candidatura

No próximo dia 25, haverá o lançamento do livro do possível candidato, Marcelo Guimarães, ex-diretor de marketing. O lançamento será na Livraria Travessa do Shopping do Leblon, às 19h. O livro "Paixão S.A. - Como anda o marketing do clube do seu coração?" e o evento pode ser o pontapé oficial da sua candidatura.

Para o futuro

Até o momento não há um nome claro no grupo que apoia Maurício para sucedê-lo e o ingresso do MCR oficialmente na diretoria lança ainda mais dúvidas sobre quem será o candidato da situação. 

Preocupa, claro, a vice-financeira acumulada com a de futebol. São dois cargos importantes demais para serem assumidos pela mesma pessoa. Isso poderia significar uma possível candidatura de Chico Fonseca à Presidência. Entretanto, muitos no clube não acreditam que ele saia candidato.

Há, também, a volta de André Silva à diretoria. A avaliação do seu período frente ao futebol não é boa e é difícil crer que exista clima para uma candidatura sua.

Uma coisa é certa: muitas dessas movimentações passam pelo desempenho do Botafogo na Libertadores e a abertura do Engenhão ainda esse ano.  E como não definição sobre nenhum dos dois, só nós resta ligar os poucos pontos que temos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code