12 fevereiro 2014

Torcida vence mais uma



Torcida é a melhor em campo outra vez

E novamente a simbiose entre torcida e time levou a mais uma vitória na Libertadores. Se contra o Deportivo Quito o caráter decisivo de um jogo eliminatório, com resultado adverso a inverter, fazia com que pairasse sobre a torcida uma tensão que só se dissipou no terceiro gol de Wallyson, hoje a preocupação maior era com a bola mesmo, pois o San Lorenzo é uma equipe mais qualificada.

Esse time é acostumado a jogar com dois volantes lado a lado e dois meias abertos. As variações na forma de jogar se dão pelas características dos jogadores e pelo posicionamento do quinto jogador de meio. 

Contra o Quito, Lodeiro foi o jogador mais livre, se movimentando e buscando jogo o tempo todo. Hoje foi diferente. Lodeiro teve uma função tática mais rígida, marcando pelo lado direito, e com a bola no pé foi sofrível, errando praticamente tudo. Além disso, ao apoiar fechava muito demais, deixando Edílson sem ter com quem jogar quando acionado. O lateral só conseguiu produzir alguma coisa quando Wallyson caiu pelo seu lado ou em jogadas individuais de linha de fundo.

Do lado esquerdo, Jorge Wagner e Wallyson se alternaram na marcação na posição de meia aberto. Quando era Jorge Wagner quem compunha a linha de meio, Wallyson ficava mais livre para puxar o contra-ataque. Isso era bom porque nos dava uma válvula de escape. Quando era Wallyson fechando o lado esquerdo, tínhamos mais dificuldades para sair.

Jefferson: segurança para a defesa

O time joga no seu limite físico, marcando com muita aplicação, com todos se ajudando, jogando próximos para que não haja buracos sem cobertura. A defesa, se de vez em quando comete falhas técnicas individuais, é o setor mais entrosado e mais forte do time. Todos jogam com muita confiança. Ainda assim, novamente o adversário teve algumas (poucas) chances muito claras. 

O problema é com a bola no pé. O jogo se deu muito pela esquerda, com Júlio Cesar, Jorge Wagner e Wallyson. O lado direito foi pouco acionado. E novamente abusamos de chutões para Ferreyra. O time tem poucas jogadas, dificuldades de sair jogando, e hoje depende muito de espaços na defesa adversária para explorar a velocidade de Wallyson.

Sem Seedorf, que era a referência técnica para onde todas as bolas eram chutadas, e sem meias de criatividade que controlem o jogo, precisamos que pelo menos um dos volantes jogue. Gabriel, um dos melhores em campo, carrega demais a bola e não tem no passe o seu forte. Marcelo Mattos, que marca mais preso, não tem mais condições de ser titular. Compromete a defesa e atrapalha o ataque. 

A solução aqui pode ser Bolatti jogando na posição de Marcelo Mattos, marcando mais posicionado enquanto o camisa 11 faz a marcação mais móvel, dando mais volume, como aliás o próprio Duda comentou.

Ferreyra celebra seu gol

No ataque, foi importante que o primeiro gol tenha sido de Ferreyra. O argentino se desdobrou na marcação, deu trabalho aos zagueiros usando o corpo e ofereceu mais opções ao time. Porém, continua apresentando defeitos técnicos graves. Esses problemas técnicos são incorrigíveis, daí a importância de saber extrair dele o que pode oferecer de bom. Posicionamento, força, pivô, jogada aérea, abertura de espaços. 

E Elias, que muita gente jura que seja jogador de futebol, não teria feito este gol, pois desconhece a regra 11 do futebol e estaria em impedimento.

Torcida aplaude após o jogo
No final, uma vitória fundamental tanto para a tabela quanto para o emocional. O Botafogo sai muito forte desses dois jogos, empurrado por uma torcida que faz jogadores limitados superarem seus limites com a força do conjunto e da energia das arquibancadas. 

Torcida que, aliás, não para de cantar em momento algum, mesmo nos momentos de baixa, diferentemente de torcidas muito propagandeadas por aí que passam o jogo inteiro mudas.

A torcida fez o time ganhar mais três pontos na marra. Pode ser o suficiente para passarmos de fase, mas em algum momento precisaremos também de bola. Há tempo para melhorar.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code