Isso é um "público fraco" |
Isso é um "público bom" |
Até o momento o histórico de cada clube é o seguinte:
Públicos de Botafogo e Flamengo na Libertadores de 2014 |
Na prática, o público e o ingresso médio são os mesmos, a diferença é desprezível. Mas vamos a alguns detalhes interessantes.
- Segundo pesquisas, a torcida do coirmão da Gávea é o quíntuplo da torcida do Botafogo. Se os públicos são iguais, ou nossa torcida está muito bem, ou a deles muito mal. Isso eu deixo para a imprensa decidir.
- A venda de ingressos deles, temos de admitir, é bem melhor do que a nossa. Com um mês de antecedência já vendiam pacotes para os três jogos, dando um ingresso médio de 50 reais, se não me engano. Ou seja, a torcida deles teve todo o tempo e facilidade do mundo para comprar ingressos para todos os jogos.
- Nós tivemos uma boa venda antecipada contra o D. Quito e várias vezes foi anunciado o esgotamento da carga. Daí a estranheza com "apenas" 45 mil vendidos.
- Por razões óbvias, não pudemos fazer uma venda antecipada longa contra o San Lorenzo. Com apenas 5 dias de venda, logo após o jogo do D. Quito, com aumento de preços e o péssimo horário das 20:00 (muita gente deixou de ir por isso), pudemos 28 mil pagantes e fomos criticados pela imprensa.
- O Flamengo em sua estreia com longa venda antecipada pôs apenas 34 mil pagantes e foi elogiado. Apenas 6 mil a mais do que o nosso criticado público contra o San Lorenzo.
- Quarta-feira, precisando vencer, o público deles não subiu muito. Nenhuma crítica da imprensa.
- Nossa torcida não foi ao Estadual, mas a deles também não. Aliás, nenhuma foi, o que é mais do que justo. Então, não podem alegar que gastaram dinheiro comparecendo em outros jogos.
- TV aberta não é desculpa, pois tivemos TV aberta contra o D. Quito.
- Os dois públicos deles caberiam no Engenhão e ainda sobraria espaço. O nosso contra o Quito não caberia.
Mas aguardemos o jogo de terça, pois certamente nossa torcida será criticada. Ainda mais que a diretoria teve mais de um mês para vender ingresso mas resolveu espremer em uma semana.
A imprensa flascista já tem todas as respostas pré-prontas. Para eles, se não lotou a culpa é do Engenhão, do tempo, do horário, da lua, dos astros, do campeonato e sei lá mais de quem. Já a torcida do Botafogo é amarrada ao poste pela imprensa se não esgotar 100% da carga.
É assim que a imprensa flascista trabalha: o estádio para eles está sempre meio cheio. Para nós, sempre meio vazio.