15 março 2014

Panfletagem pelo sócio-torcedor com direitos políticos - Maracanã, terça, 19h



Nesta terça, às 19 horas, na "Entrada C" do Maracanã, antes do jogo do Botafogo, faremos uma panfletagem em defesa do sócio-torcedor com direito a votar e ser votado. Se você acredita nessa ideia, apareça e junte-se a nos nesse ato!



Não há receita mágica para salvar as finanças do Botafogo. E se há, nós não temos e não é nossa intenção buscá-la. O objetivo do “Botafogo sem Medo” é único: promover a participação da torcida no processo político do clube, através de um sócio-torcedor com direitos políticos: podendo a votar e ser votado.

Na última eleição do Botafogo, em 2011, apenas 1007 pessoas aptas a votar o fizeram efetivamente o fizeram. Foram apenas duas chapas existentes para poder eleger o presidente e as respectivas vice-presidências e 140 conselheiros - há ainda cerca de 70 beneméritos, que fazem parte do Corpo Permanente, sendo conselheiros. 

Esse baixíssimo número de votantes já causa preocupação; porém, pior ainda é a participação dos conselheiros na reunião do Conselho Deliberativo. Em janeiro, quando foi votado o orçamento para 2014, apenas 39 estiveram em General Severiano para votar. Repetindo: 39 conselheiros, um índice de 27% de presença apenas, ou pior, mais de 70% de abstenções!, demonstrando um claro desinteresse por aqueles que ali estão.

Há muitas razões para defender a participação mais efetiva da torcida. Hora de enumerá-las.

Por justiça:

Todos são torcedores do Botafogo e a todos interessa o bem do clube, porém, à maioria cabe apenas o papel de torcer, sem qualquer possibilidade real de interferir positivamente nos rumos do mesmo.

Pela questão geográfica:

A maior parte da torcida do Botafogo encontra-se fora da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com isso, o seu interesse é quase que exclusivo no futebol. Hoje, para poder participar politicamente, é obrigatório a compra do título de sócio-proprietário, o que, para este alvinegro distante, não é um atrativo, considerando a distância para a sede e a consequente impossibilidade de frequentar o mesmo com regularidade.

Por dinheiro:

Quem participa, se envolve mais. Um sócio torcedor com direitos políticos é alguém mais presente no dia-a-dia do clube, mais propenso não apenas a ir aos jogos, mas, também a consumir, se engajar e divulgar.

Pela renovação dos quadros:

Por conter poucos sócios que têm condições estatutárias de participar da vida política, praticamente não há renovação nas pessoas que participam dos processos decisórios do Botafogo. Novas pessoas trazem novas ideias. 

Pela valorização do Sócio Proprietário:

O sócio-proprietário continuaria com o direito exclusivo de frequentar a sede, além de continuar a poder votar e ser votado. O social do clube passaria a ter ainda mais autonomia. 

Sendo assim, não vamos ficar apenas na internet. É hora ganhar as ruas e espalhar a ideia para o restante da torcida. Nesta terça, no Maracanã, faremos uma grande panfletagem sobre o sócio-torcedor com direito a votar e a ser votado. Estaremos a partir das 19h em frente à entrada "C", na Eurico Rabelo.

Se você acredita nesta ideia e quer conhecer melhor o grupo, venha participar deste ato. Será o primeiro de muitos!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code