20 março 2014

Reunião do Conselho Deliberativo 25/3 - Pauta: Orçamento, Novos Beneméritos e Vices



O Conselho Deliberativo do Botafogo se reúne na noite da próxima terça, dia 25, em General Severiano. O encontro ocorre na forma prevista no Estatuto, que determina reuniões ordinárias nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

A reunião de março é uma das mais importantes do ano, pois nela, estatutariamente, é apreciado o relatório do Conselho Fiscal sobre as contas do Conselho Diretor e, finalmente, votasse a aprovação ou não de tais contas.

Convocação para a reunião
O Botafogo Sem Medo, como vocês já estão acostumados, estará lá para cobrir a reunião. Vocês poderão acompanhar através dos tweets @fernandolopo, @pinheiro77 e @viniciusalvarez ou, no dia seguinte, aqui no blog.

Também iremos questionar sobre o nosso requerimento à Mesa do Conselho a respeito da publicidade das pautas e atas de reunião que foi ignorado até o momento. Estamos estudando também novos questionamentos. Se você tem alguma sugestão, pode enviar para contato@botafogosemmedo.com.br.

Será importante entender alguns números do orçamento de 2013, principalmente os relacionados às vendas de jogadores. Esperamos que exista mais disposição para o debate, além de uma presença maior dos conselheiros e da própria Diretoria. Na última reunião, em janeiro, quando foi votado o Orçamento para 2014, havia apenas 39 conselheiros e apenas o então vice-administrativo, Daniel Pereira.

A reunião também servirá para a homologação dos novos vice-presidentes. Há uma votação individual para cada nome. São eles:

Administrativo - André Luis da Silva (ex-vice de futebol da 1ª gestão Maurício Assumpção - 2009/2011)
Financeiro - Francisco José S. Fonseca Filho (atual vice de futebol)
Patrimônio - Ricardo Luiz Braga (membro do MCR)
Esportes Gerais - Carlos Alberto Calumby Lisboa (ex-vice financeiro e esportes gerais)

Aqui o que escrevemos em fevereiro, quando da notícia destas indicações:
"Preocupa, claro, a vice-financeira acumulada com a de futebol. São dois cargos importantes demais para serem assumidos pela mesma pessoa. Isso poderia significar uma possível candidatura de Chico Fonseca à Presidência. Entretanto, muitos no clube não acreditam que ele saia candidato."
Por fim, outro assunto delicado: a concessão de benemerências e emerências.

Beneméritos - São os sócio-proprietários, eméritos ou contribuintes que, figurando há pelo menos dez anos, ininterruptos, no quadro social, tenham prestado relevantes e excepcionais serviços ao BOTAFOGO; (Art. 12, III)

André Luis da Silva (o ex-vice de futebol da gestão Maurício Assumpção e que foi indicado para a vice-administrativa)
Carlos Alberto Calumby Lisboa (ex vice-financeiro e que foi indicado para a vice de esportes gerais - que foi o seu cargo na 1ª gestão Maurício Assumpção)
Luiz Ronado da Silva
Therezinha da Costa Pereira Nadruz

Eméritos: São os que se tornaram merecedores dessa distinção, em virtude de relevantes serviços prestados ao BOTAFOGO na qualidade de atletas.

Daisy Miguel
Nely Barcelos dos Santos
Sonia Guardia
Jordan Dantas Guedes

Sem preocupação com os nomes indicados, a postura do Botafogo Sem Medo é contra a indicação de benemerências, ainda mais da maneira sistemática que tal prática vem sendo realizada. Com exceção, talvez, da reunião ordinária de dezembro de 2013, raras são as reuniões onde não há, pelo menos, uma concessão deste tipo de título honorífico.

Lembrando que os beneméritos tornam-se parte do chamado Corpo Permanente, virando conselheiros até o seu falecimento. Isso ajuda a distorcer a representatividade do Conselho Deliberativo em razão do número de sócios, independente da relevância, contribuição e capacidade intelectual do benemérito.

Que o Conselho Deliberativo se faça presente em número adequado à importância da reunião e esclareça todos os pontos necessários.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code