24 abril 2014

O que é o Movimento Botafogo Sem Medo?






O movimento BOTAFOGO SEM MEDO é uma reunião de Botafoguenses independentes que comungam de algumas premissas inegociáveis: a abertura do Botafogo através da criação de uma modalidade de sócio-torcedor com direito a votar e ser votado e transparência nos atos do clube.

1) Transparência

A transparência é fundamental não apenas para evitar os casos de corrupção, mas para melhorar os processos e, com a informação, gerar engajamento por parte dos sócios.

Transparência não é apenas publicar balanço em jornal. Para nós, transparência significa adotar um sistema de Governança Corporativa - que há muito já está estabelecido nas modernas empresas - para evitar casos de fraudes e abuso de poder e minimizar erros estratégicos.

Entendemos que o Botafogo é um clube de futebol. Porém, na era da informação, um clube não pode ficar preso a práticas do século passado. Já passamos da hora de nos modernizar.

2) Sócio-Torcedor com direito a votar e ser votado

Hoje o Botafogo tem aproximadamente 3 mil sócios (atualizado) aptos a votarem para presidente. Em 2011, houve sérias dificuldades para que tivéssemos duas chapas e, mesmo assim, tivemos acusações mútuas de fraudes nas listas de nomes das chapas. 

A nossa proposta é que o clube seja aberto com uma nova modalidade de sócio, o sócio-futebol. Voltada apenas para os que concentram o seu interesse no futebol, é uma forma de sócio que não recebe nenhum serviço gratuito. Paga uma mensalidade baixa para ter direitos políticos, o que consiste em votar e ser votado depois de decorrido certo prazo. E caso queria qualquer serviço do clube, pagará o valor compatível pelo tal serviço, seja ele pacote de ingressos, carnê de temporada, visita ao estádio, etc.

A forma de executar esta modificação no clube passa por alterações no Estatuto e por modelos de administração. Quanto a isso, temos que debater bastante ainda antes de chegarmos à proposta final. Já temos propostas para isso - algumas simplificadas, outras mais sofisticadas - e o debate com os Botafoguenses nos fará chegar ao modelo ideal para o nosso clube. 

Este modelo não pode ser e não será cópia do aplicado em nenhum outro clube, o que não significa que não daremos toda a atenção a casos de sucesso e insucesso em outras agremiações.

Mudar para ser o melhor

Por motivos diversos, o BOTAFOGO infelizmente estagnou no tempo e viu seus rivais avançarem a passos largos. Não podemos nos permitir a mais tantos anos de inércia ou retrocesso, pois em algum momento o abismo pode ficar grande demais e causar danos irreversíveis ao clube.

João Saldanha dizia que "quem não é o maior, tem de ser o melhor". E só podemos ser o melhor com a nossa torcida junto. O Botafogo não pode ter medo dos seus torcedores. É hora de agirmos e transformarmos novamente esse clube no Botafogo do João sem Medo: um Botafogo grande, independente e vencedor.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code