11 maio 2014

Botafogo melhora a finalização e goleia. Óbvio, não?



O Botafogo sobrou na fria noite de sábado no Maracanã. Aproveitando que o Paulo Baier trabalha em escala (1 x 3), Sheik e Daniel travaram uma disputa particular e chegaram à artilharia do Brasileiro. O jogo foi tão tranquilo que até Wallyson voltou das férias.

Daniel ficou maluco (Crédito Sportv)
Falando sério, faz muita diferença ter algo que lembre um técnico. Em qualquer profissão, acreditar no líder - e não apenas no chefe - é um grande diferencial na produção. Embora esse tema já tenha sido amplamente discutido aqui, é sempre necessário lembrar o que perdemos.

Ainda no jogo contra o Internacional, eu cravei que o Botafogo não cairia. O time já mudou, a proteção à defesa melhorou demais, diminuindo os espaços lá atrás. Falta muito, é verdade, mas voltamos a ter cara de time.

O time cresce com Edilson e Junior Cesar, com dois laterais que apoiam mais. Mas é a movimentação de Sheik, com o crescimento de Daniel e a saída de bola do Bolatti que tem proporcionado o Botafogo chegar com mais perigo ao gol adversário - não mais apenas com aquelas bolas cruzadas da intermediária.

Vejam os números abaixo (jogos no Maracanã):

x Criciúma (09/05)

16 finalizações
4 para fora
2 impedimentos

x Internacional (27/04)

17 finalizações
11 para fora
2 impedimentos

x Unión Española (02/04)

23 finalizações
14 para fora
3 impedimentos

x Independiente (18/03)

13 finalizações
12 para fora
2 impedimentos

É pouco tempo, mas os jornalistas que cobrem o clube já relataram que Mancini tem treinado exaustivamente finalizações. Não dá para dizer ainda que o time tem chutado melhor, mas os números acima já dizem algo, não é?

Mesmo que o Criciúma seja uma equipe mais fraca que as demais, podemos dizer que já estamos chegando ao gol com mais tranquilidade, não mais naquele esquema de "abriu, chutou". Isso tem se traduzido nos números. 

Agora falta acalmar o Gabriel, deixar o Bolatti como segundo homem e acertar a cabeça do Jorge Wagner. Eu colocaria ainda o Ferreyra no lugar do Zeballos. Ele teria uns 525 gols, mesmo já tendo cumprido um jogo de suspensão automática.

Curtinhas:

- Que partida do Dória.

- Se aquela bola por cobertura do Edílson entra, renderia uns 50 posts no Instagram dele.

- O time terminou com 4 laterais em campo. Os dois que entraram (Lucas e Julio Cesar) jogaram efetivamente na posição e Edilson e Junior Cesar passaram ao meio. É a segunda vez que Edilson joga nessa posição.

- Mesmo assim, em pouco tempo, Julio Cesar já levou uma bola em profundidade.

- Alguém se lembra do "golpe de vista" que o Jefferson fez no 1º tempo? Aquela ali foi de matar quem estava atrás do gol.

- Daniel Messi?

- Importante não levar gol. Foram 5 partidas seguidas com o Jefferson buscando a bola no fundo da rede.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code