19 agosto 2014

19/08/2014 - Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo



19/08/2014

Sessão Extraodinária do Conselho Deliberativo

Tema específico: criação de Comissão Especial do Conselho Deliberativo (CECD).

Convocação: leia a íntegra da carta de convocação e outros detalhes em Conselho Deliberativo reúne-se nesta terça para tratar de Comissão Especial

Estatuto do BFR: no blog Um Facho de Luz, Thiago Pinheiro mostra o que diz o Estatuto do BFR sobre  a criação de Comissão Especial do Conselho Deliberativo (CECD). Também aborda as consequências administrativas e políticas da CECD

Presidente da Sessão: Álvaro Luiz Carvalho Moreira (presidente em exercício do Conselho Deliberativo).

Foto de Luiz Alberto Benevides
Quórum: reunião bastante esvaziada, com número de conselheiros bem inferior em comparação com a de 07/08/2014.


19:46: sessão é aberta pelo presidente da mesa Álvaro Luiz Carvalho Moreira, presidente em exercício do Conselho Deliberativo, com o hino do Botafogo de Futebol e Regatas.

19:48: Álvaro Moreira chama o vice-presidente jurídico Alberto Macedo para compor a mesa. 

19:49: o 2º secretário da mesa lê a carta de convocação enviada aos conselheiros.

19:50: Álvaro Moreira diz que em 15/08/2014, o presidente Maurício Assumpção enviou carta ao Conselho Deliberativo sugerindo que a Comissão Especial seja composta por cada candidato a presidente e mais uma pessoa por eles indicadas. Sugere também que cada vice-presidente faça uma apresentação sobre a sua área para a CECD. Maurício Assumpção diz que se coloca à disposição para a CECD.

Álvaro Moreira destaca que pelo Estatuto do BFR a CECD só pode ser composta por conselheiros do clube, uma vez que é uma comissão que só pode ser formada pelo Conselho Deliberativo e composta por membros do Conselho Deliberativo.

Álvaro Moreira destaca não haver ainda candidatos formalizados, mas diz que os candidatos a presidente que não são sócios podem acompanhar os trabalhos da CECD, embora não como membros da comissão.

Álvaro Moreira põe em questão essa opção, a dos membros da comissão serem escolhidos pelos candidatos.

19:55: grande benemérito Carlos Eduardo Pereira (Mais Botafogo) diz que na reunião anterior a proposta do grande benemérito Carlos Augusto Montenegro era de duas comissões. Uma de transição e outra de acompanhamento.

19:56: Álvaro Moreira diz que foram diversas propostas na reunião passada, mas a que prevaleceu foi a constituição de uma comissão, observados o Regimento Interno e o Estatuto do BFR.

19:57: grande benemérito Carlos Eduardo Pereira (Mais Botafogo) diz que há dois candidatos que não são conselheiros, e sugere que eles possam indicar um conselheiro cada para representá-los. Sugere também que o próprio Álvaro Moreira seja o presidente desta CECD.

19:58: Álvaro Moreira diz que hoje, pelas notícias, há cinco candidatos: grande benemérito Carlos Eduardo Pereira (Mais Botafogo), sócio proprietário Durcésio de Mello, conselheiro Vinicius Assumpção (Movimento Carlito Rocha), benemérito Antônio Carlos Mantuano e sócio proprietário Marcelo Guimarães (Grande Salto). Álvaro Moreira entende que quanto mais gente na CECD, pior para os trabalhos. Sugere que cada candidato indique uma única pessoa para representá-lo, tendo portanto cinco pessoas na CECD.

Álvaro Moreira põe em votação a proposta da CECD ter apenas cinco membros. Por votação simbólica o Conselho Deliberativo aprova.

Sobre a presidência da CECD, Álvaro Moreira entende que deva ser um dos cinco componentes da mesma.

20:01: Álvaro Moreira pede aos candidatos suas indicações para a composição da CECD

O benemérito Antônio Carlos Mantuano escolhe a si mesmo. O grande benemérito e candidato Carlos Eduardo Pereira (Mais Botafogo) indica a si mesmo. O sócio proprietário e candidato Durcésio de Mello, ausente e representado pelo vice de comunicação Thiago Alvim, indica o conselheiro João Pedro Figueira. O conselheiro e candidato Vinicius Assumpção (MCR) indica o conselheiro Klay Salgado. O sócio proprietário e candidato Marcelo Guimarães (Grande Salto) pede um tempo a mais para indicar a pessoa e diz que responderá mais à frente, ainda nesta sessão.

20:03: Álvaro Moreira diz que como já dito na reunião anterior, não há quórum para que a CECD pudesse ser de intervenção. Portanto, ela terá livre acesso a tudo, mas não será a gestora do clube.

20:06: o conselheiro e candidato Vinícius Assumpção (MCR) demonstra preocupação com o sigilo das informações, temendo que a CECD redunde num excessivo vazamento de informações importantes do clube.

20:07: Álvaro Moreira concorda e critica fortemente o vazamento de informações do clube, inclusive dos assuntos discutidos nas sessões do Conselho Deliberativo. Mas diz que a responsabilidade pelo sigilo das informações cabe aos membros da CECD.

Álvaro Moreira põe em votação a forma de atuação da CECD, isto é, apenas de acompanhamento. Por votação simbólica, todos concordam.

20:09: Álvaro Moreira destaca que o Conselho Fiscal tem uma atuação bastante independente, e sugere que o Conselho Fiscal acompanhe os trabalhos da CECD, sem interferir, colocando-se sempre à disposição.

Um conselheiro questiona sobre a possibilidade de interferência, mas Álvaro Moreira explica que a atuação seria de acompanhamento, de parceria, com o trabalho sendo conduzido pela CECD.

A proposta de acompanhamento dos trabalhos da CECD pelo Conselho Fiscal é aprovada em votação simbólica.

20:11: conselheiro Arthur diz que a CECD deveria começar amanhã os trabalhos e se reportar à mesa do Conselho Deliberativo, dada a crise do Botafogo. Sugere reuniões secretas para passar essas informações, de modo a facilitar a transição para a próxima administração.

20:14: Álvaro Moreira diz que para a criação da CECD falta apenas a indicação do sócio proprietário e candidato Marcelo Guimarães, e que os trabalhos já começam de fato amanhã. A previsão de prazo do Conselho Deliberativo seria de até 60 dias, mas que a CECD pode concluir o diagnóstico em prazo menor.

Surge uma ideia de reduzir o prazo máximo de 60 dias para 45 dias

Em votação, prevalece o prazo máximo de 45 dias.

Alguns conselheiros reclamam do prazo, que consideram longo. Álvaro Moreira responde aos questionamentos e dá seguimento à sessão.

20:17: o sócio proprietário e candidato Marcelo Guimarães (Grande Salto) diz que seu grupo não tem nenhum representante no Conselho Deliberativo, e que por afinidade indica o conselheiro Gustavo Noronha (Mais Botafogo).


20:20: A CECD portanto está composta por:

Benemérito Antônio Carlos Mantuano.
Grande benemérito Carlos Eduardo Pereira (Mais Botafogo).
Conselheiro Clei Salgado, representante de Vinícius Assumpção.
Conselheiro Gustavo Noronha, do Mais Botafogo, representante Marcelo Guimarães.
Conselheiro João Pedro Figueira, representante de Durcésio de Mello.

20:22: conselheiro Paulo Serra também demonstra preocupação quanto ao funcionamento da CECD, por causa de eventuais vazamentos de informações críticas. Entende que se for para ajudar os candidatos a criarem soluções para o clube será boa, mas se for para reportar ao Conselho Deliberativo, pode não ser boa.

20:25: Álvaro Moreira explica que a CECD é criada e composta pelo Conselho Deliberativo, e que pelo próprio Estatuto do BFR a CECD tem de apresentar um relatório ao Conselho Deliberativo.

20:25: Álvaro Moreira chama os componentes da CECD para assinar a criação e participação na comissão. 

O conselheiro Gustavo Noronha (Mais Botafogo) foi sorteado presidente da Comissão Especial do Conselho Deliberativo.

20:32: Álvaro Moreira dá por encerrada a reunião. Toca o hino do Botafogo de Futebol e Regatas.


Nota: Antes da Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo, tivemos problema no acesso ao clube. Cada sócio proprietário tem direito a seis convites por mês para levar outras pessoas para a sede de General Severiano. O diretor administrativo, Fernando Coutinho, proibiu a emissão de convites, negando aos sócios o exercício de um direito. Alegou que o motivo seria a Sessão Extraordinária, em que temia confusões ou acessos indevidos.

Também questionou dois convidados que já portavam os convites, obtidos em outra data. Questionou duramente o sócio proprietário que levou os convidados. Perguntou de forma agressiva e pouco cortês o que o sócio e os convidados queriam fazer na sede, por que queriam subir. Disse que os convidados não poderiam ir ao restaurante, pois o convite permitia apenas desfrutar das instalações da sede. Quando o sócio disse que levaria os convidados apenas para conhecer a sede, mostrou-se irritado e iniciou os questionamentos sobre o que queriam fazer na sede.

É uma pena que a direção do clube tenha esse tipo de comportamento, com atitudes arbitrárias desprovidas da indispensável urbanidade que deve haver no tratamento com os sócios.



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code