18 agosto 2014

Conselho Deliberativo reúne-se nesta terça para tratar de Comissão Especial




No dia 07/08/2014, em Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo, houve forte discussão sobre a possibilidade de impeachment ou renúncia do presidente Maurício Assumpção. O gesto de renúncia depende somente de Assumpção, que já se manifestara contrariamente em entrevista no programa Bola da Vez, da ESPN Brasil. O impeachment seria muito demorado por conta do rito, dos prazos e do quórum qualificado (dois terços do total de conselheiros, incluindo permanentes e transitórios), virtualmente impossível de ser obtido para cumprir o Estatuto do BFR, e a própria oposição reconheceu isso.

Diante desse impasse, isto é, da impossibilidade de retirada de Maurício Assumpção, prevaleceu a ideia do grande benemérito Carlos Augusto Montenegro de criação de uma Comissão Especial do Conselho Deliberativo (CECD) para conhecer e acompanhar de perto a real situação do clube. Essa CECD seria composta pelos candidatos a presidente e pessoas por ele indicadas. Em tese, qualquer sócio em dia com título adquirido há pelo menos três anos pode ser candidato a presidente. Porém, o provável é que cinco se coloquem como candidatos neste momento.


Os prováveis candidatos

Conselheiro Vinícius Assumpção (MCR) - o Movimento Carlito Rocha foi base de apoio das duas administrações Bebeto de Freitas (2003-2008). No período eleitoral de 2008, fez composição e logo rompeu com Maurício Assumpção, mas apoiou a reeleição de Assumpção em 2011, integrando o Conselho Deliberativo em sua chapa. É a única candidatura já lançada oficialmente.

Grande benemérito Carlos Eduardo Pereira (Mais Botafogo) - grupo de oposição a Bebeto de Freitas, compôs com Assumpção em 2008, integrando o Conselho Deliberativo em sua chapa. Também tinha algumas vice-presidências, mas romperam ainda no primeiro ano de mandato. Em 2011, Maurício Assumpção foi reeleito e Carlos Eduardo foi o segundo colocado, garantindo ao Mais Botafogo 14 cadeiras no Conselho Deliberativo e uma no Conselho Fiscal, o que permitiu à oposição fazer questionamentos mais embasados. Ainda não se lançou oficialmente.

Benemérito Antônio Carlos Mantuano - foi vice-geral de Maurício Assumpção no primeiro mandato e presidente do Conselho Fiscal no segundo, tendo renunciado a este último cargo. No momento está em baixa, principalmente após a agressão ao atual vice-geral Paulo Mendes em Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo em 15/04/2014, pelo que desculpou-se publicamente na Sessão Ordinária do Conselho Deliberativo em 10/06/2014. Tem conversado com o Mais Botafogo, e a tendência é que não lance oficialmente sua candidatura para compor com este grupo.

Sócio Marcelo Guimarães (Grande Salto) - ex-diretor de marketing da administração Assumpção, criou o Grande Salto, em que divulga propostas e tem como aliados alguns líderes de torcidas organizadas. Já promoveu alguns eventos de divulgação, mas ainda não se lançou oficialmente.

Sócio Durcésio de Mello - proposto candidato por Carlos Augusto Montenegro, mas não lançado oficialmente.


Convocação para a Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo de 19/08/2014

Abaixo, a carta de convocação aos conselheiros e a subsequente transcrição:



"Prezado Conselheiro(a),
Pela presente fica o(a) Conselheiro(a) convocado(a) para comparecer a Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo que se realizará no próximo dia 19 de agosto de 2014, a partir das 19h em 1ª convocação ou a partir das 19h30min em 2ª convocação, no Salão Nobre do Palacete Colonial, situado na sede social da Av. Venceslau Brás, 72, para tratar da constituição, nos termos do artigo 71 do Estatuto e 55, § 2º do Regimento Interno, de Comissão Especial do Conselho Deliberativo para coleta, junto ao Conselho Diretor, de informações relativas à situação financeira do Botafogo F. R., para o efeito de proposição de medidas visando ao enfrentamento da situação e para a obtenção de informações necessárias à atuação da futura administração do clube, a ser eleita no dia 25 de novembro do corrente.
A presente convocação se faz nos termos do artigo 58, § 3º, do Estatuto do Botafogo de Futebol e Regatas.
Atenciosamente,
Álvaro Luiz Carvalho Moreira
Presidente - em exercício - do Conselho Deliberativo"

Pelo próprio texto da convocação, a CECD será apenas de acompanhamento, e não de intervenção. A Sessão Extraordinária da próxima terça-feira definirá a composição da CECD e quais as suas atribuições e permissões. 

Outra consequência importante da formação da CECD é eleitoral. Os candidatos de certa forma se lançam publicamente ao solicitarem participação na CECD, mesmo que ainda não tenham formalizado as candidaturas. Muitas conversas devem ocorrer e certamente composições serão inevitáveis, pois não é possível viabilizar cinco chapas. Os cinco candidatos afinal devem se reduzir a dois, ou no máximo três, o que já é menos provável.


Calendário eleitoral

A eleição está marcada para 25/11/2014, uma terça-feira, de 9h a 21h, conforme decisão da Junta Eleitoral, presidida por Carlos Augusto Montenegro, em 12/08/2014. O Globoesporte.com noticiou após a sessão do Conselho Deliberativo em comemoração ao aniversário de 110 anos do Botafogo:

"A partir desta quarta (13/08/2014) as chapas já podem fazer suas inscrições, que têm prazo até 26 de setembro para definir seus candidatos. 
Outras datas importantes do processo eleitoral do Botafogo são:
15 de agosto – Apresentação da lista de sócios 
15 de setembro – Relação dos sócios elegíveis 
17 de novembro – Divulgação da lista de sócios aptos a votar (eles devem estar com as mensalidades quitadas até 10 de novembro)"
Assumpção some e Landau deixará cargo remunerado

É importante destacar alguns fatos importantes:

Maurício Assumpção não aparece no Botafogo há uns dois meses, segundo se diz no clube. Após a divulgação de que uma empresa de sua família recebe 5% do contrato de patrocínio do Botafogo, ele limitou-se à entrevista na ESPN Brasil, sem dar qualquer satisfação ao Conselho Deliberativo.

Sergio Landau, que realmente manda no Botafogo desde o primeiro dia da gestão Maurício Assumpção em janeiro de 2009, deve deixar o cargo remunerado de diretor executivo. Essa saída coincide com a decisão do Conselho Deliberativo de criar a Comissão Especial que se informará sobre todos os números do Botafogo. A notícia é da coluna Bastidores FC, que publicou até aspas de Landau sobre o assunto:

"Desde o início do ano venho discutindo a minha situação no Botafogo. A crise financeira faz o clube ter dificuldade em me remunerar, e isso causa constrangimento. Como a situação econômica do clube vem se agravando, combinei com o presidente de colaborar de forma voluntária, trabalhando em outros projetos, mas ficando à disposição do Botafogo, que é a minha paixão. Não tenho mais aquela presença constante no clube, mas estou indo à sede pelo menos três vezes por semana."
O motivo alegado por Sergio Landau é estranho. Há muitos meses o Botafogo vive uma situação financeira gravíssima, insustentável, mas somente agora Landau decide se afastar devido à "dificuldade do clube em remunerá-lo" durante essa crise financeira. E justamente no momento em que é anunciado um aporte financeiro que resolve ao menos o problema salarial deste ano.



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code