30 janeiro 2015

Omissão e oportunismo de Fla, Flu e Odebrecht





Vejam vocês como são as coisas. Agora temos uma guerra de notas oficiais entre a Ferj (endossada pelo Vasco e infelizmente também pelo Botafogo) e o trio Flamengo, Fluminense e Odebrecht. O famigerado trio descobriu que o campeonato Carioca é uma porcaria, mal administrado e deficitário, e que a Federação de Futebol do Rio (Ferj) é lamentável. O estopim da pendenga é o valor do ingresso. E muitos incautos os tem aplaudido.

Mas a nós esse pessoal não engana. Vamos recordar dois fatos.

1 - Em março de 2014, houve a eleição para a presidência da Ferj que reconduziu Rubens Lopes, candidato único, ao cargo. Às vésperas do pleito, Flamengo, Vasco e Fluminense "protestaram" contra Rubens Lopes. Muita gente aplaudiu o movimento "em prol do futebol" e criticou o Botafogo por não aderir. 

De fato o constrangedor apoio de Nininho a Rubinho foi um dos muitos episódios tristes da administração da Confraria da Praia, mas não havia nada "em prol do futebol" na ação dos três coirmãos. Primeiro porque ninguém pode ser inocente para achar que na véspera da eleição eles descobriram que o Rubinho é um mau presidente. Segundo, houve algum desdobramento desse movimento? Se o movimento fosse sério, teria se iniciado bem antes e teria tido continuidade depois. Na verdade, era tudo oportunismo político motivado por disputas internas.



Rubens Lopes criou fórum de debates ignorado pelos clubes

2 - Em agosto do ano passado, escrevemos o texto Caixão 2015: mais prejuízos. À época, em meio aos arbitrais convocados pela Ferj para tratar do Carioca 2015, criticamos diversos pontos negativos que se repetem a cada ano - com destaque para fórmula de disputa e ingressos - gerando prejuízos incontáveis aos grandes públicos.

Segue trecho de reportagem do Globoesporte.com citada no texto:
Com o objetivo de se criar oportunidades de debates sobre o Futebol Carioca e, através de temas específicos e grupos de trabalho, estruturar propostas de melhorias e possíveis mudanças na cadeia produtiva do negócio, a FERJ criou fórum de debates sobre o Campeonato Carioca. Fórum este, que terá seu início no próximo dia 09, com os seguintes temas:- Horário das partidas (9 de setembro);- Preços dos ingressos (11 de setembro);- Promoção do campeonato na mídia (15 de setembro) ;- Condições dos estádios (16 de setembro).
Isso significa que desde agosto varias das questões ora reclamadas foram postas em debate pela Ferj. Algum dos hoje reclamantes compareceu, enviou uma proposta, criticou o modelo proposto ou trouxe o debate a público? Não, ninguém se manifestou, todos se omitiram. Depois disso, houve outros arbitrais, e nada. 

Agora, com mais uma temporada de prejuízos confirmada, eles resolvem se "indignar" e "lutar por melhorias".

Nós também consideramos o modelo desse torneio falido, nos trazendo muitos prejuízos. Mas as notas de Flamengo e Fluminense, com a notória Odebrecht por trás, não passa de mais um ato de oportunismo de gente que se omitiu quando teve a chance de efetivamente fazer algo pelo campeonato.

E quem quiser saber mais sobre como a Odebrecht muito se preocupa com o bem do futebol brasileiro, pode reler nosso texto Manobras da Odebrecht contra o Engenhão mostram o potencial do estádio.

No fim das contas, todos estão errados, e todos se merecem.



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code